quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A Moda do Futuro no Passado... (Parte 1)


Nos anos 50, nos Estados Unidos, o escritor de de ficção científica e fantasia,  Andre Norton, fazia muito sucesso e vendia muito bem.  Na realidade ele era realmente Alice Mary Norton, que teve que se tornar "Andre" para permitir que o seu trabalho fosse aceito pelas massas - porque ela era simplesmente uma mulher e deveria ser apenas uma boa dona de casa como as outras "decentes" mulheres americanas da época.
 O famigerado código Hays, controlava a ética e os bons costumes em Hollywood e censurava os filmes com proibições como: 


Sexo apresentado de maneira imprópria
Cenas românticas prolongadas e apaixonadas
Referências a doenças venéreas
Danças com movimentos dos seios, ou excessivo dos quadris
Casais (mesmo formalmente casados) dormindo ao mesmo tempo na mesma cama
Nudez
Retratar gestos e posturas vulgares
Miscigenação e alusão ao amor entre brancos e negros...
O mesmo código regulamentava a vestimenta adequada para as mulheres que apareciam nas telas.
A ficção científica no cinema foi uma válvula de escape para alguns costumes conservadores, principalmente a moda, que, que por exemplo,  considerava adequado jovens senhoras não mostrarem nada "acima da linha do joelho"...


A produtora MGM publicou comentários sobre esta tendência de moda em comparação com as "roupas femininas aceitáveis"; estas observações  tinham a ver com a moralidade dos anos 50, e o caráter (e as roupas) de Altaira interpretada por Ann Francis em  "Forbidden Planet"(Planeta Proibido, 1950). Tal como já acontecia em filmes de baixo orçamento e renegados, o filme mostrava Altaira circulando sensualmente com roupas que eram muitos centímetros mais curtas do que aquelas usadas por tenistas femininas e, especialmente, da média das donas de casa americanas. "Vergonhoso", pelo menos.
  

O roteiro de "Planeta Proibido" é ambientado no século 23 em um outro planeta, de um sistema solar diferente, isto justificaria o comportamento da garota. A moralidade da América de 1950 é mostrada dentro do filme, quando o Comandante John J. Adams (Leslie Nielsen) se queixa de que "muito" da menina está mostrando e poderia ter um efeito sobre os desejos sexuais de sua tripulação só de homens. Isso é feito sem o uso da palavra "sexo". Hoje, muitos espectadores podem rir da cena, mas, na verdade, tinha o propósito de "fazer uma média" com os censores de cinema da época.



 Outro filme a romper a barreira da mini-saia para as mulheres alienígenas  foi "Flight to Mars" ( Voando para Marte, 1951), e eles fizeram isso em Cinecolor também. O filme tinha uma tripulação espacial liderado por Cameron Mitchell e Arthur Franz, que chega em Marte. Lá eles descobrem uma moribunda civilização subterrânea, com as marcianas, incluindo a sua rainha,  usando algumas saias muito curtas feitas de cores vivas e material brilhante ( enquanto os homens de Marte são completamente cobertos com túnicas futuristas e calças).



 Os terráqueos tornam-se o centro de um debate que vemos em muitos filmes da época:  Eles são férteis e pode salvar a população de Marte por ter "sexo"...  



 A produção foi filmada em cinco dias. O script copiado um filme russo mudo de 1924, intitulado "Aelita: a Rainha de Marte" (o mesmo nome da rainha marciana neste filme).

 Outra animada viagem ao espaço saiu em 1953 : "Abbott & Costello Goes to Mars" (Abbott & Costello no Planeta Marte) de Charles Lamont . 



 Apesar do título, eles realmente não vão a Marte. Primeiro pousam em meio ao Carnaval (Mardi Gras) de New Orleans (que eles acham que é Marte por causa das fantasias que todos usam!); depois são forçados por bandidos a voltarem ao espaço e então sim, acabam pousando em...Vênus! 



E o planeta é um "paraíso": habitado pelas concorrentes a Miss Universo e sua rainha é Mary Blanchard ("She Devil"). os homens foram derrotados há muito tempo em uma guerra com as fêmeas. Mas algumas garotas sentem falta dos homens, e o gordinho simpático Orville (Costello) é coroado Rei!




Uma das guardas é Anita Ekberg (Miss Suécia), e figurinos, cenários, adereços e efeitos especiais são excelentes. Vários adereços foram reaproveitados em outros filmes de ficção da Universal ( o dispositivo do Raio da Morte em "It Came from Outer Space" (Veio do Espaço, 1953) e o carro-bala em "This Island Earth" (Guerra Entre Planetas, 1955 ).


 Em 1987, John Landis, Joe Dante e outros,  parodiaram estes filmes de ficção dos anos 50 em "As  Amazonas na Lua". A principal paródia era ao clássico (?) de 1953 "Cat Women of the Moon"(Mulheres-Gato da Lua) de Arthur Hilton. Estrelado por Sonny Tufts e Victor Jory com uma partitura musical de Elmer Bernstein ("Bernstien" nos créditos), e lançado em 3D na época.



 Uma expedição à Lua encontra as últimas oito sobreviventes de uma civilização de 2000 mil anos de idade... Que usam roupas colantes muito sensuais... e vagamente lembram...gatos. O maquiador Harry Thomas, se limitou (com o orçamento mais apertado do que os colants das meninas..) a lhes dar exóticas perucas apertadas, sobrancelhas finas pintadas e unhas/garras longas, feitas com pedaços de celuloide cortados e pintados...

 Seduzindo os homens e controlando telepaticamente a tripulante Helen Salinger, (Marie Windsor), as Mulheres-Gato roubam as roupas espaciais e pretendem dominar a nave para saírem do satélite deserto.




 A líder do mal é chamada de "Alpha" (Carol Brewster) e, claro, há uma mulher chamada "Beta", mas é  a Mulher Gato Lambda (Susan Marrow) que frustra os planos da Rainha para dominar o foguete depois de se apaixonar por um dos tripulantes.



As roupas espaciais e a cabine de comando da nave foram recicladas do filme "Project Moon Base" (1953); e a monstruosa aranha que também habita as cavernas da lua, foi construída pelo especialista em efeitos Wah Chang...



Apesar da trasheira geral, cinco anos depois  a Astor Pictures refez seu filme com o título de "Missile to the Moon" (Terríveis Monstros da Lua, 1958) de Richard E. Cunha, com ligeiras alterações. 



Em vez de uma expedição temos um cientista que revela depois ser um homem-da-Lua, e constrói  seu próprio foguete para voltar para a sua rainha chamada "The Lido" (K.T. Stevens). Juntos acabam indo dois fugitivos da justiça e um casal que acaba na nave acidentalmente...O homem da lua morre durante a viagem, e os terráqueos descobrem a raça de lindas mulheres que habitam a lua, e também aranhas gigantes e monstros de pedra.



 As aranhas de fantoches do filme, na verdade uma só, é a mesma aranha construída por  Wah Chang para "Mulheres Gato", cinco anos antes. A paisagem lunar foi filmada no Vasquez Rocks um sítio perto de Los Angeles muito usado em  Westerns e seriados da Repúblic, além de ser a Bedrock de "Os Flintstones", com John Goodman e Rick Moranis.




 Na verdade, este filme teve um orçamento ainda mais baixo do que o original, o interior da nave é uma pobreza só, e para mostrar seus equipamentos funcionando, foram utilizados clips do laboratório de "Frankenstein" de 1932...
Mas, o elenco feminino  merece um atento olhar - incluindo K.T.Stevens, a Rainha tirana ; filha do diretor Sam Wood, e casada na época com o ator Hugh Marlowe, e Leslie Parrish como Zema,(creditada sob o nome fictício de Marjorie Hellen). Parish ganharia curto estrelato como Daisy Mae,  na versão do musical da Broadway "Li'l Abner" (1959) e a condenada Jocelyn Jordon no clássico "The Manchurian Candidate" de John Frankenheimer.



continua...


segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Horror Erótico & Scream Queens por Rick Melton

 Richard Melton nasceu na Inglaterra, mas se criou nos Estados Unidos da América. Se interessou por arte quando jovem, mas disse que ficou cansado dos professores perderem muito tempo ensinando como desenhar mãos...e ele mais interessado em fazer sacanagens com sua namorada. Foi proprietário durante décadas de um pequeno restaurante, até que resolveu vende-lo "para alguém que soubesse cozinhar direito". Com o tempo livre e de volta para a Inglaterra, decidiu desenhar o que mais gostava...imagens & ícones de filmes de Terror & Trash. Tentou a arte digital, mas confessa que não conseguiu apreender a utiliza-la. Com as tradicionais tintas e telas deu início a uma carreira de sucesso.
 Sua ocupação? Desenhar/pintar belas mulheres & monstros!



 Rick Melton é um dos mais prestigiados artistas atuais, dedicados a capas de DVDs (trabalha para o selo britânico Arrow Video), revistas e posters de filmes.




 Rick também é o capista oficial da excelente revista britânica de horror "The Dark Side" (aonde além das capas, mantêm uma coluna fixa de duas páginas, aonde disseca clássicos do cinema de gênero, com sua visão toda peculiar).



Também peculiar é sua visão artística das Scream Queens e filmes que retrata, com liberdade e criatividade...


                                 Linnea Quigley




VAMP



                              BRINKE STEVENS



                                              ILSA




                                       JULIE STRAIN



                                      LINNEA (again...)



                             MICHELLE BAUER




                                   SHARKNADO



                              SHERI MOON ZOMBIE






                            SPIDER WOMAN...




                                         ...TARANTULA



X-TRO













































...mais sobre o artista, em seu site:






segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Tanya Roberts : Uma Pantera Nua!




Victoria Leigh Blum nasceu no bairro humilde e violento do Bronx (New York, USA ) em 15 de Outubro de 1955. De ascendência irlandesa e judaica, seu pai era um vendedor de canetas-tinteiro. Seus pais se divorciaram quando ela era adolescente, e Victoria se mudou então com sua mãe para Toronto.  Aos 15 anos, ela deixou a escola e viveu por um tempo pedindo carona e circulando através dos Estados Unidos. Ela finalmente voltou para Nova York e se tornou uma modelo de moda e comerciais. Conheceu o estudante de psicologia Barry Roberts (enquanto esperava na fila para assistir um filme), e meses depois estavam casados. Enquanto Barry começou uma carreira como roteirista, ela passou a estudar no Actors Studio com Lee Strasberg e Uta Hagen sob o nome de Tanya Roberts.
Sua carreira começou como modelo em anúncios de TV para Ultra Brite, Clairol e os óculos de sol Ray Legal, além de interpretar papéis sérios em produções Off-Broadway, como "Picnic" e "Antígona". 

Sua estreia no cinema foi no thriller-sexploitation "Forced Entry" (Entrando à Força,1975) de Jim Sotos.



Ela conseguiu o papel principal, nesta história sobre um estuprador e assassino de jovens prostitutas. Remake soft-core de um filme pornô de 1973 (com Harry Reemes). No elenco, a também novata Nancy Allen, no papel de uma caroneira que é vítima do maníaco. 



Tanya vive a "final-girl", que despacha o tarado violentamente.



Em 1977, como seu marido tentando garantir a sua própria carreira de roteirista, o casal mudou-se para Hollywood. No ano seguinte, Roberts participou do drama "Fingers". 




Ela esteve linda no cult-movie, "Tourist Trap" (Armadilha para Turistas, 1979) de David Schmoeller.




Na louca história de um museu com manequins vivos e assassinos (dirigido pelo maníaco sr. Slausen /Chuck Connors), Tanya é Becky, que é morta pela figura de um chefe indígena... 



  Roberts foi destaque em vários pilotos de televisão que não decolaram: "Zuma Beach" (uma comédia, 1978); "Cove Pleasure" (1979); e "Waikiki" (1980). Além disto apareceu nas séries "Vega$" e "Grandes Heróis da Bíblia" (!!!)

 Tanya Roberts foi escolhida, no verão de 1980, entre cerca de duas mil candidatas para substituir Shelley Hack na quinta temporada da  popular série de televisão "As Panteras" (1976-1981) da ABC. Roberts viveu a sensual Julie Rogers, uma lutadora das ruas que usou seus punhos mais do que sua arma. Os produtores esperavam que a presença escaldante de Roberts fosse revitalizar o show que estava  em declínio e regenerar o interesse da mídia na série. Antes de estreia da temporada, Roberts foi destaque na capa da revista People com um título perguntando se Roberts seria capaz de salvar a série do cancelamento.



Apesar da badalação que a estreia de Roberts havia recebido, seu episódio inicial em novembro de 1980 atraiu pouco a audiência.  Depois de apenas dezesseis episódios desta quinta temporada, a série  que tinha escorregado drasticamente para a posição 59 na classificação de audiência , foi cancelada em junho de 1981. 




Roberts foi a mocinha Kiri no filme  "The Beastmaster" (O Príncipe Guerreiro, 1982) de Don Coscarelli. Um divertido clone de "Conan,o Bárbaro", com Marc Singer, vários animais treinados e Tanya bem a vontade...




Ela foi destaque em um ensaio sensual na Playboy para ajudar a promover o filme, aparecendo em outubro 1982 capa da revista (com uma chamada relembrando sua passagem pelas "Panteras").






Em 1983, Roberts participou do filme italiano de aventura e fantasia  " I Paladini - Storia d'Armi e d'amori" (Corações e Armas, 1983) de  Giacomo Battiato, baseado no romance medieval, Orlando Furioso. 





Uma espécie de "Excalibur" barato, mas com ótima trilha sonora de David Hughes, e vestuário (leia-se armaduras) exóticas e luxuosas...



 Ela viveu Velda, a secretária do rechonchudo detective particular, Mike Hammer (Stacy Keach), no filme de televisão, "Murder Me, Murder You". O piloto de duas partes gerou a série de televisão "Mike Hammer", de Mickey Spillane . 



Ela se recusou a continuar o papel na série Mike Hammer, a fim de trabalhar em seu próximo projeto, "Sheena: Queen of the Jungle" (Sheena: A Rainha das Selvas, 1984) de John Guillermin.




Baseado nos quadrinhos de Will Eisner e S.M.Eiger, contando as aventuras de um Tarzan-feminino, o filme foi  um desastre de bilheteria e crítica, e Tanya ganhou uma nomeação para "Pior Atriz" no Razzie Awards. Mas o filme é tolo, mas divertido. Puro escapismo e ação tipo sessão-da-tarde, e Tanya novamente aparece nua em cenas de banho natural...




Roberts posteriormente apareceu como a Bond girl Stacey Sutton, uma geóloga, em "A View to a Kill" ( 007 - Na Mira dos Assassinos,1985) de John Glen.  



Ela novamente foi nomeada pelos críticos para o prêmio Razzie, apesar do filme contar também com as canastrices de Roger Moore e Grace Jones..



 Deste ponto em diante, sua carreira foi decaindo, com Body Slam (1987), um filme de ação ambientado no mundo de wrestling profissional;  Purgatório (1988) um W.I.P. sobre uma mulher injustamente presa na África; e diversos thrillers eróticos como "Olhos Noturnos" (1990); "O Santuário do Medo" (1991) de Fred Olen Ray e "Vítimas do Desejo" (1993) de Jim Wynorki...




Tanya se destacou em um comédia realmente engraçada e bastante sexy chamada "Almost Pregnant" (1992), mostrando toda sua sensualidade...




De 1994 para cá, Tanya Roberts tem se dedicado a séries e  para a TV, tendo participado de 81 episódios da série cômica adolescente "De Volta aos Anos 70" (1998-2004)...







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